Governo atende pedido da CBF, e convocados vindos da Inglaterra deixam aeroporto direto para concentração na Granja

Com autorização especial para entrada no Brasil, os jogadores oriundos do futebol inglês atendem a protocolo distinto do restante da delegação na preparação para os jogos das Eliminatórias da seleção brasileira. A Seleção de Tite enfrenta o Equador, dia 4 de junho, em Porto Alegre, e o Paraguai, dia 8, em Assunção. A preparação começa nesta quinta-feira com testes e análises físicas na Granja Comary.

Maioria na convocação de Tite, os goleiros Ederson e Alisson, o zagueiro Thiago Silva, os meias Fabinho, Douglas Luiz e Fred e os atacantes Roberto Firmino, Richarlison e Gabriel Jesus vão sair do aeroporto Internacional do Rio de Janeiro direto para a Granja Comary.

Durante essa quarta-feira, já chegaram Alisson, Firmino, Richarlison e Douglas Luiz, este suspenso na primeira partida. O quarteto desembarcou no Galeão, no Rio de Janeiro, e subiu direto para Teresópolis.

Outros atletas, que também vêm da Europa, puderam visitar parentes e passar em “casa” antes de seguir rumo a Teresópolis, a concentração da Seleção. Neymar, do PSG, por exemplo, estava em São Paulo nos últimos dias. Renan Lodi, do Atlético de Madrid, sai de Curitiba nesta quinta para se apresentar a Tite e a comissão técnica em Teresópolis.

A concessão do Governo Federal saiu no dia da convocação da Seleção de Tite. Portaria nº 653, em vigor desde 14 de maio deste ano, previa “restrição excepcional e temporária de entrada no país”, com proibição expressa de voos internacionais de origem ou passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, África do Sul e Índia.

Para o caso de brasileiros, a portaria da Casa Civil do Governo Federal previa quarentena de 14 dias ao chegar ao Brasil. Isto para evitar o “impacto epidemiológico das novas variantes” de Covid-19, identificadas no Reino Unido e outras localidades.

Mas a CBF conseguiu autorização especial para a chegada de atletas, com a condição de seguirem direto para isolamento na concentração da Seleção. No local, vão seguir protocolo de treinos, o que inclui, evidentemente, passarem antes por testes de Covid-19, o que é de praxe para todos os que vão se apresentar à Seleção.

A CBF se comprometeu a reportar qualquer sintoma e enviar todas as informações dos jogadores para controle do Ministério da Saúde.

O goleiro Alisson foi o primeiro jogador a chegar ao grupo de Tite, na noite de quarta-feira. Os últimos também virão da Inglaterra – apesar da final na Champions no Porto (Portugal), a portaria trata de 14 dias anteriores com passagem pelo Reino Unido -, casos dos finalistas Ederson, Gabriel Jesus e Thiago Silva.

Fonte: GE

Postado em 27 de maio de 2021