Formação para conselheiros de alimentação escolar chega ao Rio Grande do Norte

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoverá, nos dias 27 e 28 de maio, encontro virtual para capacitação de conselheiros de alimentação escolar do Rio Grande do Norte. Realizado em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o evento abordará temas presentes na atuação cotidiana dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), com orientações específicas sobre as atribuições dos integrantes, além de esclarecer dúvidas sobre a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o processo de eleição e renovação dos CAEs.

Neste ano, os encontros virtuais de formação já capacitaram mais de 440 conselheiros em várias regiões do país, com o apoio dos Cecanes das universidades federais do Ceará (UFCE), Piauí (UFPI), Pará (UFPA), Bahia (UFBA), Tocantins (UFTO) e Universidade Federal Fluminense (UFF). A expectativa é de percorrer outros estados durante todo o ano de 2021.

Segundo a coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, a experiência tem se revelado muito positiva, por permitir o contato com um conjunto de conselheiros recém-empossados e poder qualificar a atuação dos CAEs para fortalecer a execução do Pnae. “A inclusão digital e o desenvolvimento de novas formas de comunicação com os conselheiros e a reafirmação dos Cecanes como referências do FNDE no apoio à execução do Pnae também mostram a importância dos encontros”, afirmou.

Organizados pelo FNDE, em conjunto com o Cecane de cada região, os eventos também levam em conta as realidades das localidades e atendem a necessidades já identificadas previamente pelos centros colaboradores. Os encontros, que têm abrangência regional, conforme a área de atuação de cada Cecane, servem ainda para reforçar a relevância dos conselhos de controle social para a boa execução do Pnae e para apresentar as ferramentas de apoio desenvolvidas pelo FNDE e colocadas à disposição dos conselheiros no portal da autarquia.

Postado em 27 de maio de 2021