Ministério da Saúde apresenta dados e ações de combate à aids no país

Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, nesta terça-feira (1°), o Ministério da Saúde apresentou o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020, com os dados de diagnósticos e infectados consolidados do ano de 2019.

Durante o evento online, foram apresentadas as iniciativas tomadas durante a pandemia para manter os tratamentos, rastreamentos e assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) às pessoas com HIV.

O dia 1° de dezembro marca o início do chamado Dezembro Vermelho, que tem como objetivo chamar a atenção para a o diagnóstico precoce, prevenção, assistência e direitos das pessoas que vivem com o HIV.

Participaram do evento o secretário-executivo do MS, Elcio Franco; o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros; o representante da Organização Pan-americana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, doutora Socorro Gross; presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conass), Willames Freire Bezerra; presidente do Conselho Nacional de Saúde, doutor Fernando Pigatto; bem como o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gerson Fernando.

Fonte: Agência Brasil

Postado em 1 de dezembro de 2020