(84) 99605-4179

Empresário inglês foragido da Justiça Federal do RN é preso nos Emirados Árabes

Com mandado de prisão expedido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte e foragido desde março, o empresário inglês Anthony Armstrong Emery foi preso pela Interpol nos Emirados Árabes, na semana passada. A informação foi confirmada pela Justiça Federal. O homem foi detido na terça-feira (27) e o processo para pedido de extradição já foi autorizado.

O ex-presidente do Alecrim Futebol Clube e mais sete pessoas foram denunciados por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro. De acordo com o MPF, o grupo desviou pelo menos R$ 75 milhões de quase dois mil investidores que achavam que estavam aplicando dinheiro em construção de moradias do programa Minha Casa Minha Vida no Rio Grande do Norte, entre 2012 e 2014.

A informação da prisão, pela Interpol, foi juntada ao processo na quinta-feira (29) da semana passada e o Ministério Público Federal pediu a extradição do empresário. Em sua decisão sobre o assunto, o juiz da14ª Vara Federal, Francisco Eduardo Guimarães Farias, autorizou a adoção das providências necessárias para extradição junto ao Ministério da Justiça.

O magistrado ainda solicitou auxílio da Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal para realizar a tradução de todos os documentos necessários à formalização do procedimento para o idioma Árabe.

“Uma vez ultimados os trabalhos de tradução, deverá a Secretaria enviar os documentos pertinentes ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/MJ), por meio eletrônico, com a máxima urgência, dando-se prosseguimento ao pedido de extradição de Anthony Jon Domingo Armstrong Emery”, diz a decisão.

Fonte: G1 RN

Postado em 3 de novembro de 2020