Crescimento de vendas no Natal é o maior desde 2014, diz Alshop

As vendas no Natal subiram 9,5% em relação a 2018, segundo informou a Alshop, associação dos lojistas de shopping centers, nesta quinta-feira. É o melhor desempenho desde 2014, início da crise econômica, a pior da história do país, que afetou duramente as vendas do varejo até 2018.

A retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano, diz Sahyoun.

Para a Alshop, o crescimento nas vendas no Natal em 2019 reflete, em parte, a base fraca do ano passado, quando as vendas subiram a uma velocidade bem menor, de 5,5%. O número superou as expectativas — a projeção era de um aumento de 6,5% em 2019.

Ainda segundo a entidade, os shoppings centers cresceram 7,5% em relação a 2018, também o melhor índice desde 2014, segundo pesquisa da associação e do Ibope.

Segundo Sahyoun, 12 shoppings foram abertos em 2019, com 1,1 mil lojas inauguradas. É quase o mesmo número de 2018, quando surgiram 13 empreendimentos. Entre as aberturas, cinco foram empreendimentos no Sudeste, três no Sul, dois no Nordeste e dois no Centro-Oeste.

A entidade ainda informou que os shoppings faturaram R$ 168,2 bilhões em 2019, alta de 7,5%. A projeção era de expansão de 5%.

A associação projeta que devem ser construídos cerca de 30 shoppings nos próximos dois ou três anos, sendo 20 no interior do país e 10 nas capitais. Isso equivale a uma média já verificada nos últimos anos, entre 10 a 15. “Há uma retomada de projetos de novos shoppings a partir de 2020, mas ela será gradual”, diz Sahyoun.

A associação ainda acredita numa manutenção do ritmo de vendas após o Natal, apesar do forte ajustes de estoques no setor após setembro e depois de as varejistas já terem desovado boa parte de seus estoques na Black Friday e em dezembro.

Fonte: Valor

Postado em 26 de dezembro de 2019