“RN é o estado onde mais se estupra no Brasil”, diz promotora

O Rio Grande do Norte é o estado onde mais acontecem estupros no Brasil. E é o segundo do Nordeste onde as mulheres mais sofrem violência física. Além disso, é também o primeiro da região em violência psicológica. Quem afirma é a promotora de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica, Erica Canuto.

As informações têm como base o Atlas da Violência 2018 e recente estudo divulgado pelo Instituto Maria da Penha sobre violência contra mulheres. Segundo o Atlas, o RN teve 4.088 vítimas de estupro registradas em 2016. Esse número é quase o dobro do segundo colocado nesse ranking, o estado de Pernambuco, com 2.100 vítimas.

As informações foram dadas por ela durante entrevista sobre o projeto de lei 618/2015, sancionado dia 24 pelo presidente em exercício, ministro Dias Tofolli. A nova lei torna crime a prática de importunação sexual, a chamada vingança pornográfica e a divulgação de cenas de estupro.

Antes, esse tipo de comportamento era considerado contravenção penal. Agora, os responsáveis por este tipo de crime podem ser presos. Por telefone, após a entrevista, a promotora explicou que essa liderança do RN nesse ranking negativo se deve ao fato do estado ser “extremamente machista”.

“Estupro e assédio são frutos de uma cultura machista. Somos um estado extremamente machista. Precisamos de políticas públicas e de educação para reverter isso”, afirmou a promotora.

Ela acrescentou que nesse trabalho para mudar essa cultura, as mulheres têm um papel fundamental: denunciar os agressores. Ela citou ainda que em pesquisa feita na capital do Rio Grande do Norte, 60% das mulheres que usam transporte público disseram ter sido alvo de alguma importunação por parte de homens.

Fonte: OP9

Postado em 28 de setembro de 2018